Resumo (16ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 11ª Legislatura)

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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 08/10/2025 - 19:40
Encerramento: 08/10/2025 - 21:50



Mesa Diretora
Presidente: Celso Henrique / PODE
Vice-Presidente: Zilmar / UB
Primeiro-Secretário: Irmão Alexandre / UB
Segundo-Secretário: Demilson da Páscoa / MDB



Lista de Presença na Sessão
Celso Henrique / PODE
David da Farmácia / MDB
Demilson da Páscoa / MDB
Irmão Alexandre / UB
Leticia Camargo de Souza / REPUBLICANOS
Maria Socorro Leite Dantas / REPUBLICANOS
Silvio Dutra / PODE
Veroni Maria Pansera / PP
Zilmar / UB






Expedientes
1 - Abertura da Sessão:

O Presidente do Poder Legislativo deu início aos trabalhos da 16ª Sessão Ordinária de 2025, em 08/10/2025.

Iniciando os trabalhos às 19h40min. 

O Vereador Irmão Alexandre procedeu com a leitura do texto bíblico e todos os presentes ouviram em pé.

Foi convocado a Senhora Diretora Legislativa Ciciani Abreu como Secretária "Ad Hoc" para secretariar os trabalhos.

2 - Momento da Presidência:

Na sequência, o Presidente colocou em votação a inclusão na Ordem do Dia os Projetos de Lei Complementar n° 010 e 011/2025, Projeto de Lei do Legislativo n° 048/2025, Requerimentos n° 030 e 033/2025 e  Indicações n° 149 e 151/2025, submetida as propostas de inclusão à deliberação do Plenário, não havendo manifestações contrárias, foi declarada aprovadas as inclusões das matérias na Ordem do Dia.




Lista de Presença na Ordem do Dia
Celso Henrique / PODE
David da Farmácia / MDB
Demilson da Páscoa / MDB
Irmão Alexandre / UB
Leticia Camargo de Souza / REPUBLICANOS
Maria Socorro Leite Dantas / REPUBLICANOS
Silvio Dutra / PODE
Veroni Maria Pansera / PP
Zilmar / UB



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Atas nº 36 de 2025
Autor: Plenário - PLEN
15° Sessão Ordinária de 2025
Aprovada por unanimidade
2 - Atas nº 37 de 2025
Autor: Plenário - PLEN
24° Sessão Extraordinária de 2025
Aprovada por unanimidade
3 - Atas nº 38 de 2025
Autor: Plenário - PLEN
25° Sessão Extraordinária de 2025
Aprovada por unanimidade
4 - Veto Parcial nº 3 de 2025
Autor: Alberto Márcio Gonçalves - Prefeito Municipal
Veto aos incisos II E IV do Art 2° do Projeto de Lei do Legislativo n° 045/2025.
Veto Rejeitado
5 - Veto Parcial nº 4 de 2025
Autor: Alberto Márcio Gonçalves - Prefeito Municipal
Vetar o § 1° do art 4°, e incisos I, II, III E VII do art. 5° do Projeto de Lei do Legislativo n° 041/2025.
Veto Mantido
6 - Projeto de Lei Complementar nº 10 de 2025
Autor: Alberto Márcio Gonçalves - Prefeito Municipal
"Dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de expecional interesse público, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal, e dá outras providências."
Baixado às Comissões Competentes
7 - Projeto de Lei Complementar nº 11 de 2025
Autor: Alberto Márcio Gonçalves - Prefeito Municipal
"Dispõe sobre a Contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporaria de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal, e dá outra providências."
Baixado às Comissões Competentes
8 - Projeto de Lei do Legislativo nº 44 de 2025
Autor: Leticia Camargo de Souza
Institui o Programa Municipal de reconstrução dentaria para mulheres vítimas de violência doméstica no âmbito do sistema único de saúde (SUS) e dá outras providências.
Aprovada por unanimidade
9 - Projeto de Lei do Legislativo nº 48 de 2025
Autor: David da Farmácia
"Dispõe sobre a denominação de via pública no Municipio de Guarantã do Norte/MT e dá outras providências."
Aprovada por unanimidade
10 - Requerimento nº 26 de 2025
Autor: Irmão Alexandre
Solicitação de Informações ao Prefeito Municipal Alberto Marcio Gonçalves. 1. Cópias integrais das prestações de contas referentes aos investimentos em saúde. 2. Indicação dos prazos legais e limites financeiros que regem essas prestações. 3. Documentação comprobatória (notas fiscais, recibos, contratos, extratos, relatórios técnicos etc.) que demonstre a aplicação correta dos recursos. 4. Que as informações sejam entregues de forma organizada e acessível para análise da Câmara. Além disso, com base na Lei Ordinária nº 2.217/2022, solicita: 5. Relatórios de execução dos contratos de gestão com Organização Social da saúde. 6. Prestaçã de contas do exercício financeiro acompanhada de Certidões Negativas de Débitos (estadual, municipal, INSS e FGTS). 7. Relatório conclusivo da Comissão de Avaliação, que deve ser enviado à autoridade supervisora, à Câmara e ao Conselho de Política Pública Municipal.
Aprovada por maioria

Obs.: Voto Contra: Vereador Zilmar
11 - Requerimento nº 28 de 2025
Autor: Irmão Alexandre
Pedido de Informações ao Conselho Municipal de Saúde, sob a presidencia da Senhora Magda Marion Couto. 1. Cópias integrais das prestações de contas referentes aos investimentos em saúde. 2. Indicação dos prazos legais e limites financeiros que regem essas prestações. 3. Documentação comprobatória (notas fiscais, recibos, contratos, extratos, relatórios técnicos etc.) que demonstre a aplicação correta dos recursos. 4. Que as informações sejam entregues de forma organizada e acessível para análise da Câmara. Além disso, com base na Lei Ordinária nº 2.217/2022, solicita: 5. Relatórios de execução dos contratos de gestão com Organização Social da saúde. 6. Prestação de contas do exercício financeiro acompanhada de Certidões Negativas de Débitos (estadual, municipal, INSS e FGTS). 7. Relatório conclusivo da Comissão de Avaliação, que deve ser enviado à autoridade supervisora, à Câmara e ao Conselho de Política Pública Municipal.
Aprovada por maioria

Obs.: Voto Contra: Vereadores Zilmar e Veroni
12 - Requerimento nº 29 de 2025
Autor: Silvio Dutra
REQUEREM que seja encaminhado expediente ao Senhor Secretário Municipal de Infraestrutura, solicitando o que segue: 1. A relação completa, contendo o nome de todas as ruas e logradouros do Município de Guarantã do Norte/MT que serão contemplados com o micro revestimento asfáltico à frio, conforme dispõe a Portaria nº 0974/2025 de 25 de junho de 2025, que aprovou o projeto de Recuperação de Pavimento em Diversas Vias da Área Urbana nos bairros Centro, Aeroporto, Cidade Nova e H. Pito. Tal informação é de suma importância para que esta Casa de Leis, enquanto legítima representante do povo Guarantaense, possa exercer sua função fiscalizadora, dando publicidade e transparência aos investimentos realizados na infraestrutura urbana, possibilitando que a população acompanhe de forma clara e objetiva a aplicação dos recursos públicos.
Aprovada por maioria

Obs.: Voto Contra: Vereador Zilmar
13 - Requerimento nº 30 de 2025
Autor: Celso Henrique
Que seja encaminhado ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal o presente pedido de informações: 1. Cópia dos relatórios da merenda escolar entregue nas escolas indígenas no decorrer do ano letivo de 2025; 2. Informação sobre quantos produtores indígenas estão devidamente habilitados para fornecer produtos destinados à merenda escolar nas respectivas unidades; 3. Esclarecimento sobre como está ocorrendo a entrega dos produtos, bem como se o pagamento aos produtores está sendo realizado de forma regular; 4. Caso o pagamento não esteja sendo realizado, informar os motivos do não cumprimento.
Aprovada por maioria

Obs.: Voto Contra: Vereador Zilmar
14 - Requerimento nº 33 de 2025
Autor: Silvio Dutra
Que seja encaminhado ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal o presente pedido de informações: 1. Cópia integral da gravação (áudio e vídeo) da reunião realizada nas dependências da Prefeitura Municipal, no dia 03 de outubro de 2025, às 15h00min, com duração aproximada de 43 minutos e 19 segundos, no gabinete do Prefeito Municipal. A referida reunião contou com a presença dos Vereadores Silvio Dutra, Demilson Camargo, Maria Socorro, Davi Marques, dos Secretários Municipais Molina e Adriane Rippel, do Contador Cristiano, Procurador Jurídico Dr. Bryan e do Prefeito Márcio. Ressalta-se que, conforme informação pública, a gravação em áudio e vídeo foi realizada pelo servidor público Neverton Schemmer, utilizando equipamento de filmagem pertencente ao patrimônio público municipal, motivo pelo qual se requer o acesso ao arquivo completo da gravação, em conformidade com os princípios da publicidade e transparência administrativa.
Aprovada por maioria

Obs.: Voto Contra: Vereador Zilmar
15 - Moção de Pesar nº 2 de 2025
Autor: David da Farmácia
A Câmara Municipal de Guarantã do Norte, por meio de seus Vereadores, manifesta profundo pesar pelo falecimento da Escriturária Escolar, SENHORA EDINEIVA APARECIDA PARDINHO, ocorrido no dia 13 de setembro.
Aprovada por unanimidade
16 - Moção de Aplauso nº 7 de 2025
Autor: Zilmar
HOMENAGEADA: Senhora Primeira Dama do Estado Virginia Mendes.
Aprovada por unanimidade
17 - Indicação nº 148 de 2025
Autor: Irmão Alexandre
Implantação de faixa elevada para travessia de pedestres, com redutor de velocidade e devida sinalização, nas duas laterais da Creche Gente Miúda, na Avenida Guarantã.
Aprovada por unanimidade
18 - Indicação nº 149 de 2025
Autor: Celso Henrique
Indico a Necessidade de que o Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, analise e considere a adoção de Programa Shape The Future da Microsoft, visando a melhoria da educação pública com tecnologia, inclusão, eficiência e segurança, aproveitando o Pregão Eletronico n° 90007/2025 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Aprovada por unanimidade
19 - Indicação nº 151 de 2025
Autor: Celso Henrique
Indico a Necessidade de que o Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, providêncie as seguintes melhorias na infraestrutura e nos serviços das Únidades Básicas de Saúde (UBS/PSF) do Municipio, em especial a únidade Basica de Saúde 13 de Maio.
Aprovada por unanimidade



Oradores das Explicações Pessoais
Parlamentar
Discurso
Observação
2 - David da Farmácia / MDB

3 - Celso Henrique / PODE

4 - Leticia Camargo de Souza / REPUBLICANOS

5 - Irmão Alexandre / UB

7 - Zilmar / UB

9 - Silvio Dutra / PODE




Ocorrências da Sessão

Durante a contagem dos vetos parciais, o Presidente convidou os munícipes Omar Passos Amorim e Eleo Barros a se fazerem presentes, os quais atuaram como escrutinadores, acompanhando e auxiliando todo o processo de apuração.

Registra-se nesta Ata escrita, de forma resumida, os pronunciamentos e discussões realizadas na presente sessão, sendo que a íntegra dos mesmos constam gravados em mídia eletrônica, junto ao setor de Comunicação Social desta Casa Legislativa.