Resumo (4ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 11ª Legislatura)

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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 17/03/2025 - 19:33
Encerramento: 17/03/2025 - 21:47



Mesa Diretora
Presidente: Celso Henrique / PODE
Vice-Presidente: Zilmar / UB
Primeiro-Secretário: Irmão Alexandre / UB
Segundo-Secretário: Silvio Dutra / PODE



Lista de Presença na Sessão
Celso Henrique / PODE
David da Farmácia / MDB
Demilson da Páscoa / MDB
Irmão Alexandre / UB
Leticia Camargo de Souza / REPUBLICANOS
Maria Socorro Leite Dantas / REPUBLICANOS
Silvio Dutra / PODE
Veroni Maria Pansera / PP
Zilmar / UB






Expedientes
1 - Abertura da Sessão:

O Presidente do Poder Legislativo deu início aos trabalhos da 4ª Sessão Ordinária de 2025, em 17/03/2025.

Iniciando os trabalhos às 19h33min. 

O Vereador Alexandre Ribeiro procedeu com a leitura do Texto Bíblico e todos presentes ouviram em pé.

Foi convocado o Secretário-Geral Senhor Eduardo Tales dos Santos como Secretário "Ad Hoc" para secretariar os trabalhos.

2 - Momento da Presidência:

Antes da abertura do expediente, foi realizada a leitura do Ofício nº 068/2025 do Poder Executivo, que solicitou a substituição do Projeto de Lei Municipal nº 007/2025. Em seguida, o presidente submeteu o pedido a votação, sendo aprovado por unanimidade dos vereadores. Na sequência, o primeiro secretário procedeu com a leitura da prestação de contas da Câmara Municipal, apresentando os recursos recebidos e as despesas realizadas no mês de fevereiro.




Lista de Presença na Ordem do Dia
Celso Henrique / PODE
David da Farmácia / MDB
Demilson da Páscoa / MDB
Irmão Alexandre / UB
Leticia Camargo de Souza / REPUBLICANOS
Maria Socorro Leite Dantas / REPUBLICANOS
Silvio Dutra / PODE
Veroni Maria Pansera / PP
Zilmar / UB



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Prestação de Contas - Camara Municipal nº 2 de 2025
Autor: Diretoria de Administração - DA
Recursos recebidos e despesas realizadas Poder Legislativo, referente mês de fevereiro de 2025
Lido em Sessão
2 - Atas nº 7 de 2025
Autor: Plenário - PLEN
5° Sessão Extraordinária de 2025
Aprovada por unanimidade
3 - Atas nº 8 de 2025
Autor: Plenário - PLEN
3° Sessão Ordinária de 2025
Aprovada por unanimidade
4 - Veto Parcial nº 1 de 2025
Autor: Alberto Márcio Gonçalves - Prefeito Municipal
Veto Parcial ao Projeto de Lei do Legislativo 009/2025
Veto Mantido
5 - Veto Total nº 1 de 2025
Autor: Alberto Márcio Gonçalves - Prefeito Municipal
Veto Total ao Projeto de Lei Legislativo n° 010/2025
Veto Rejeitado
6 - Projeto de Lei Complementar nº 4 de 2025
Autor: Alberto Márcio Gonçalves - Prefeito Municipal
Autoriza o Poder Executivo Municipal a instituir o Programa de Recuperação Fiscal - REFIS, no município de Guarantã do Norte–MT, e dá outras providências.
Aprovada por unanimidade
7 - Projeto de Lei Complementar Legislativo nº 1 de 2025
Autor: Celso Henrique
“ALTERA O NUMERO DE VAGAS DE CARGO COMISSIONADO CONTIDOS NO ARTIGO 1º INCISO V DA LEI COMPLEMENTAR Nº 323/2023, DE 20/01/2023, PARA COMPOR O QUADRO DE SERVIDORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUARANTÃ DO NORTE – MT, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”
Aprovada por unanimidade
8 - Projeto de Lei Municipal nº 7 de 2025
Autor: Alberto Márcio Gonçalves - Prefeito Municipal
Institui o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS no município de Guarantã do Norte–MT, e dá outras providências.
Aprovada por unanimidade
9 - Projeto de Lei Municipal nº 8 de 2025
Autor: Alberto Márcio Gonçalves - Prefeito Municipal
Autoriza o Poder Executivo Municipal a concede auxilio financeiro a Polícia Judiciária Civil do município de Guarantã do Norte–MT.
Baixado às Comissões Competentes
10 - Projeto de Lei Municipal nº 9 de 2025
Autor: Alberto Márcio Gonçalves - Prefeito Municipal
Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder auxílio financeiro à Politec do município de Guarantã do Norte–MT.
Baixado às Comissões Competentes
11 - Projeto de Lei Municipal nº 10 de 2025
Autor: Alberto Márcio Gonçalves - Prefeito Municipal
Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder auxílio financeiro ao 15º Comando Regional da Polícia Militar do município de Guarantã do Norte–MT.
Baixado às comissões competentes
12 - Projeto de Lei Municipal nº 11 de 2025
Autor: Alberto Márcio Gonçalves - Prefeito Municipal
Autoriza o município de Guarantã do Norte–MT a celebrar Convênios Municipais, e dá outras providências.
Baixado às Comissões Competentes
13 - Requerimento nº 5 de 2025
Autores: Silvio Dutra, Leticia Camargo de Souza, Veroni Maria Pansera
1. Cópia integral do processo licitatório das obras mencionadas, incluindo contratos e aditivos contratuais; 2. Relatórios de fiscalização da obra elaborados pelos órgãos municipais competentes; 3. Laudos técnicos recentes que atestem a qualidade e segurança da estrutura física das unidades escolares; 4. Informações sobre eventuais medidas corretivas já adotadas pela atual gestão para sanar os problemas estruturais identificados; 5. Outros documentos que possam esclarecer os fatos mencionados.
Aprovada por unanimidade
14 - Requerimento nº 6 de 2025
Autor: Silvio Dutra
1. Nome e contato de todos os coordenadores da Saúde Municipal, incluindo: • Atenção Básica; • Hospital; • Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); • Vigilância Sanitária; • Vigilância em Saúde (Vigilância Ambiental e Epidemiológica); • Farmácia Básica; • Centro de Especialidade (UPA); • Centro de Tratamento Renal (CTR); • Unidade de Terapia Intensiva (UTI); • Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA); • Laboratório Municipal; • Centro de Habilitação Irmã Dalva.
Aprovada por unanimidade
15 - Requerimento nº 7 de 2025
Autor: Irmão Alexandre
1. Relação de todas as pontes construídas e recuperadas pela Secretaria de Infraestrutura até a data de hoje, contendo: o Local e data de construção ou recuperação; o Detalhamento das despesas, incluindo valor unitário por ponte e valor total, com notas fiscais e autorização de fornecimento; o Modalidades licitatórias adotadas para a aquisição dos produtos e materiais, bem como para a contratação de mão de obra na construção e manutenção das referidas pontes; o Fonte de recursos utilizados para a construção e manutenção dessas pontes; o Tamanho ou dimensão de cada ponte construída ou recuperada; o Cópia integral dos documentos que comprovem os estudos de planejamento e estudos hidrológicos realizados para cada obra.
Aprovada por unanimidade
16 - Requerimento nº 8 de 2025
Autor: Irmão Alexandre
1. Cópia integral do contrato atual firmado entre a Prefeitura Municipal e a concessionária responsável pelos serviços públicos de fornecimento de água e esgoto. 2. Cópia de todos os termos aditivos de prazos e recursos financeiros relacionados a este contrato. 3. Relação de todas as alterações contratuais ocorridas até o momento. 4. Existem, notificações emitidas pela Prefeitura no ano de 2025, em razão de possível descumprimento das cláusulas contratuais pela concessionária. 5. Quais medidas estão sendo adotadas para o estabelecimento e ampliação da rede de esgoto no município, conforme estabelecido no contrato. 6. Existe protocolo de aditivo de prazo e recurso financeiro por parte da concessionária Águas de Guarantã na Prefeitura? Caso positivo, solicitamos o envio dos documentos pertinentes. 7. A Prefeitura tem interesse em retomar a execução dos serviços públicos objeto da concessão e do contrato com as Águas de Guarantã?
Aprovada por unanimidade
17 - Indicação nº 52 de 2025
Autor: Zilmar
Recuperação/Manutenção da pista de caminhada da avenida Guarantã/MT-419 até o Bairro Cotrel, incluindo possível alargamento da pista.
Aprovado por Unanimidade dos Presentes

Obs.: Durante a votação da referida Indicação, o Vereador Zilmar esteve ausente momentaneamente, em razão de sua ida ao banheiro.
18 - Indicação nº 55 de 2025
Autor: Zilmar
Necessidade de pavimentação da Rua das Orquídeas, bem como a conclusão da pavimentação das Ruas Nogueiras, Ciprestes, Canjarana, Margaridas, Videiras e Av. Lions e Senador Jonas Pinheiro até a Escola Élcio Prates.
Aprovada por unanimidade
19 - Indicação nº 56 de 2025
Autor: Silvio Dutra
Realização de um novo processo licitatório para a contratação de empresa especializada na coleta e destinação de resíduos sólidos.
Aprovada por unanimidade
20 - Indicação nº 57 de 2025
Autor: Silvio Dutra
Ampliação do quadro de médicos.
Aprovada por unanimidade
21 - Indicação nº 58 de 2025
Autor: Silvio Dutra
Revisar a decisão pelo Poder Executivo em reduzir as diárias dos profissionais da saúde.
Aprovada por unanimidade
22 - Moção de Aplauso nº 1 de 2025
Autor: Parlamentares
Em homenagem ao dia Internacional da Mulher.
Aprovada por unanimidade



Oradores das Explicações Pessoais
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - Celso Henrique / PODE

2 - Irmão Alexandre / UB

3 - Silvio Dutra / PODE

6 - Maria Socorro Leite Dantas / REPUBLICANOS

8 - David da Farmácia / MDB

9 - Veroni Maria Pansera / PP




Ocorrências da Sessão

 Durante o expediente, o Presidente da Câmara, nos termos dos artigos 114 e 116 do Regimento Interno, submeteu à deliberação do plenário a convocação de uma Sessão Solene a ser realizada no dia 21 de março de 2025, às 19h, prevista à entrega de homenagens em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, conforme os nomes indicados na Moção de Aplauso nº 001/2025. A convocação foi então submetida à votação e aprovada por unanimidade dos vereadores.

Registra-se nesta Ata escrita, de forma resumida, os pronunciamentos e discussões realizadas na presente sessão, sendo que a íntegra dos mesmos constam gravados em mídia eletrônica, junto ao setor de Comunicação Social desta Casa Legislativa.